quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SPEED DATING IV

Meu caro amigo Aroldo,

Venho por meio desta abrir meu coração a você. Devo informá-lo, porém, que esta decisão não foi nada fácil.
Me chamo Esperança. Mas a minha própria me foi tomada anos atrás!
Tudo começou no verão de 1969. Passávamos as férias em nossa casa em Iguaba. Papai ganhara muito dinheiro com a fábrica de cimento e fazia questão de ostentá-lo, disposto a tudo para disfarçar sua origem humilde.
Seguindo esse raciocínio, forçou todas as filhas a estudar no mais renomado colégio de freiras da cidade, alegando ser seu dever poupar-nos das agruras do Mundo tanto quanto possível. Queria que todas fossemos amáveis Amélias!
Num passeio a Arraial do Cabo, cidade vizinha e verdadeiro paraíso, encontrei Ernesto. Era fim de tarde e nós caminhávamos na pracinha do coreto. Ele era o rapaz mais charmoso que eu já tinha visto! Parecia o Gabeira nos tempos áureos, mas sem aquela tanguinha infame!
Como você pode imaginar, foi amor a primeira vista! E de ambas as partes, pois Ernesto logo deu um jeito de esbarrar em mim para puxar assunto. Depois de muito relutar, acabei aceitando o convite pra ver o pôr do sol na Praia Grande. Foi mágico! Exceto por minha irmã caçula, que me lembrava o tempo todo o quanto papai se zangava quando chegávamos em casa depois do entardecer.
Ah, como aquela bronca valeu a pena!
No dia seguinte, mal pude esperar para encontrá-lo. Ele havia dito que estava hospedado na casa de tios e estudava na capital. Passamos momentos muito agradáveis na Praia do Forno, que naquela época era praticamente deserta, sem um quiosque sequer, e em pouco tempo eu estava certa de que não mais poderia viver sem ele!
Quando o fim de semana chegou, Nenê, como carinhosamente passei a chamá-lo, disse que tinha um assunto urgente a tratar comigo. Fiquei toda eufórica, jurando que ele iria me propor matrimônio! Eu estava com dezessete anos na época, mas sentia que estava preparada pra um relacionamento sério.
Qual não foi minha surpresa quando ele me revelou ser militante do MR-8! Disse-me também que só estava ali para se despedir de seus tios e que, quando me conheceu, resolveu ficar um pouco mais. Eu estava atônita. Ele me parecia tão pacato, jamais o imaginaria de armas em punho, sequestrando embaixadores e coisas do gênero.
Foi quando finalmente a proposta veio: que eu o acompanhasse a Cuba, onde os ideais libertários tinham vez. Confesso que até então eu sequer ouvira falar deles. Ele temia que a repressão o tivesse descoberto e queria partir imediatamente.
Eu lhe disse que precisava de um tempo, pelo menos para me despedir da minha família, explicar o que se passava. Voltei pra casa atordoada e, quando me viu, papai quis saber a razão do meu desassossego. Disse-lhe que estava de partida com o homem que escolhera pra mim.
Foi um grande erro! Papai enfurecido me trancou no quarto, berrando que filha nenhuma se envolveria com um criminoso! Ameaçou internar-me numa instituição para doentes mentais, caso voltasse a mencionar Ernesto ou nossa avassaladora paixão. Foi a pior noite da minha vida! Eu chorava e chamava por Ernesto, na esperança de que ele talvez pudesse me ouvir... Não aconteceu. Nunca mais tive notícias de Nenê!
Desde então, nenhum outro homem ocupou seu lugar em meu coração e não houve um único dia em que não pensasse nele ou que não desejasse voltar no tempo e ter pego o ônibus naquela hora, sem ao menos olhar para trás!
Mas a vida segue em frente e me tornei uma mulher independente. Para contrariar papai, abri um bar voltado para solteiros, o Almas Gêmeas - uma singela homenagem ao que vivi com Ernesto naquela semana de 69.
Há algum tempo meu sobrinho voltou da Inglaterra com a ideia de encontros relâmpago - SPEED DATING, como chamam lá fora e posso dizer com satisfação que já vi vários casais se formando nos eventos que realizo!
Aliás, como sei que você está solteiro novamente, sinta-se convidado a prestigiar um de nossos encontros. O desse mês promete!
Muito obrigada pela atenção e pela oportunidade para falar sobre algo há tanto tempo calado em meu peito! Sou sua ouvinte número um, especialmente deste quadro, "Confesso que amei".

Beijo carinhoso,
Esmeralda.

14 comentários:

  1. Concordo! Cheio do background histórico! E adorei mais esse entrelaçamento entre as historias!!!! Mto mto bom Ronnitchu!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc NÃO ouse falar em parar!!! Speed Dating MUST go on!!!!

    ResponderExcluir
  3. orra tu que fez?
    Muito fera
    Está de parabens....
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Li e me empolguei com toda essa história, que maneira significativa de escrever, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. NOOOSA adorei o texto!
    Você que escreveu ?
    Está de parabens!

    SUCESSO PARA TI!
    FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  6. Cara,muito parecido com um conto lá da http://oficinamissoes.blogspot.com/ chamado Despedida!Adorei!

    ResponderExcluir
  7. ótimo texto!

    Pri
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Speed Dating lol
    casal se forma em qlq evento hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto, o ritmo dele é bom, sem falar na essência dele!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Muito Bom o texto, você realmente escreve bem
    parabéns
    Abraços
    www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...