segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIVAGAÇÕES

A revisão ortográfica me pegou de jeito!



Foi-se o tempo em que acreditei que sabia escrever corretamente. Todo aquele tempo decorando regras da língua portuguesa agora me parece um desperdício... Não sei mais como me expressar!


Pode parecer exagero. Talvez até seja mesmo. Tenho certeza de que, com um pouco de esforço e boa vontade, poderia me atualizar e voltar ao nível de confiança quanto à correção gramatical a que me habituei.

O problema é que não sei mais se isso é necessário.

Minhas últimas incursões em redes sociais e afins me mostraram uma nova realidade:
Os erros de português, antes evitados a todo custo e tratados como indícios de uma educação deficiente se proliferam e são vistos com a maior naturalidade, tanto por parte dos leitores quanto pelos infratores.

Não sei se esse seria o termo correto, pois o infrator, segundo o dicionário informal, tem ciência de que algo é errado e mesmo assim o faz.

Os indivíduos em questão estão alheios ao crime que cometem. E se tornam serial killers de nossa língua materna, deixando Dexter no chinelo!

Mas qual razão nos trouxe até aqui?

Parece que a informalidade que se instaurou em nosso falar, com todos os nés, tás e tipo assins a que temos direito, se alastra indistintamente agora para o que se escreve.

Outra, a falta de enteresse pela leitura crece em rítimo preucupante. Porisso, ler é um ábito em estinssão.

Se continuarmos seguindo nessa triste direção, muito em breve, vergonha terão os que escrevem corretamente.

3 comentários:

  1. Nooossaaaa... concordo em gênero, número e grau. Suas colocações são perfeitas, tudo o que eu queria ter dito e jamais conseguiria com tamanha clareza.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio!
    É bom saber que não estou só.
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Hey! Thanx for stoping by.
    Your websites are quite interesting!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...