quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UM PROFESSOR POR ACASO

Sempre me impressionei com o modo como as coisas parecem se encaixar, por algum motivo oculto.

Acaso para alguns, Vontade Divina para muitos, o fato é que na minha vida nunca foi difícil identificar (ao menos pra mim, é claro) a sequência de fatos que me levaram a estar onde estou.

Pra quem ainda não sabe, sou um professor. De Inglês, pra ser exato. E não apenas gosto do que faço como também me empenho para desempenhar meu papel a contento (espero aqui que meus queridos alunos percebam e concordem com isso).

Mas o caminho que me trouxe a esta sofrida profissão (não que eu esteja reclamando, mas não se pode negar isso) é, para muitos, desconhecido.

Quando alguém se propõe a dar aulas de uma Língua Estrangeira, as possibilidades mais comuns de trajetória que se distinguem são:
1 - Cursar Faculdade de Letras na modalidade correspondente à Língua desejada.

2 - Morar fora.

Minha querida mãe, sábia e perspicaz tentou ao máximo convencer-me a abraçar a primeira opção, por saber do meu amor pela Língua Inglesa e aptidão para o ensino, demonstrados desde cedo.

Mas, durante toda a adolescência, a segunda opção sempre me cativou muito mais e, quando o momento definitivo chegou, outro curso foi escolhido. Tentativa infrutífera, diga-se de passagem. O sonho de menino acabou adormecido, diante da realidade que batia à porta.

Pois bem, acontece que minhas duas outras grandes paixões: Música e Teatro, de coadjuvantes passaram a ter papel de destaque nos novos rumos que tomei.

Estava eu vivendo pacatamente quando, aparentemente do nada, um jornal de minha cidade natal (Goiânia, Goiás) caiu em minhas mãos e, entre os CLASSIFICADOS do dia, anunciaram uma seleção para a companhia de teatro mais respeitada do Centro-Oeste. Chamavam por atores com musicalidade.

Eu havia tido pouco contato com o Teatro na época mas sabia que musicalidade não seria problema, levando-se em conta que desde a infância canto e toco violão. Então, resolvi tentar a sorte e, pra minha surpresa, logo depois da primeira canção, fiquei sabendo ter sido aprovado.

No desenrolar da história, essa mesma companhia foi convidada a participar de um Festival Internacional muito conceituado na cidade do Porto, em Portugal e, dentre os novos atores, fui escolhido para representar nosso estado e país (um dia talvez possa desenvolver melhor os fatos isolados que agora narro). De lá, fui parar em Londres, Inglaterra.
O sonho finalmente se tornara realidade!

Só quem teve a chance de morar fora por algum tempo sabe o que se passa quando estamos longe de nossa família, costumes, nossa terra, nosso povo! E a falta que tudo isso nos faz só é igualada à alegria de voltar e encontrar o que tão decididamente deixamos para trás!

Ao regressar, agora fluente no idioma que tanto admirava, não vi dificuldades em achar portas abertas que prontamente me acolheram e me possibilitaram exercitar o dom do ensino que minha mãe havia apontado muitos anos antes e desde então esta tem sido a profissão que exerço com esmero.

Sei que a Mão Divina ainda hoje traça meu trajeto e que chegarei tão longe quanto Ele assim o desejar.
E espero que essa mesma mão possa guiar nossos governantes e representantes a valorizar cada vez mais este ofício, para que outros venham depois de mim e também possam ter a chance de compartilhar seu conhecimento, ajudando a construir uma nação mais consciente e capaz de pensar por si.

PARABÉNS, PROFESSORES!!!

2 comentários:

  1. Querido!!!!
    Que bom poder saber um pouco mais de você; e saber que você assim como eu consegue perceber os "encaixes" da vida, e que Ele é o grande responsável por tudo.

    ResponderExcluir
  2. cara, sensacional! Não sabia sua história assim, Destino mesmo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...