domingo, 20 de março de 2011

A desenfreada busca pelo Sucesso

Você provavelmente leu ou ouviu a seguinte frase

"Sucesso é a junção da preparação com oportunidade."




Todos queremos ser bem-sucedidos.
Isso é natural do ser humano.

O que tem chamado minha atenção nos últimos tempos é o ponto a que certas pessoas estão dispostas a chegar, buscando atingir o patamar pra qual se julgam predestinadas.

A superexposição, que incontáveis vezes beira o ridículo, é um bom exemplo dessa avidez por se destacar dos demais.

Como a Internet se transformou na forma máxima de expressão pessoal, sou levado a crer que quase todos mantém perfis em diversas redes sociais, senão em todas elas, sempre atualizados com devoção e afinco. Pelo menos os que conheço.

Não se trata mais de se conectar com o Mundo (como inocentemente pensávamos há algum tempo atrás) e sim de ser constantemente percebido por ele. 

Antes que você comece a se questionar sobre minha pessoa, me acusando ferrenhamente e já me condenando por manter vários perfis espalhados pela web (muitos dos quais eu sequer me lembro o login) saiba que também me incluo nesta lista. E, prova cabal número quatrocentos e sessenta e três, ainda tenho um blog!

Touché!

Me pergunte se pesquisei formas para divulgá-lo, obter mais visitas, comentários, etc. e eu não poderei negar. Afinal, o Google está aí pra isso também, oras!

Neste processo, acabei me deparando com sites especializados para blogueiros, comunidades em redes sociais (as que ainda frequento), fóruns de discussão sobre o assunto... As opções se multiplicam a cada dia!

Mas percebi que, ao contrário de minha impressão inicial, não compartilhava com os colegas frequentadores dos mesmos interesses. Pelo menos não na intensidade.

É simplesmente impressionante o número de tópicos  que afirmam ensinar o caminho das pedras para ganhar muito dinheiro blogando, aumentar consideravelmente o tráfego diário ou o número de seguidores (do tipo 'Me segue que eu te sigo também!'), enfim, obter sucesso na blogosfera!

Quem está se iniciando neste não mais tão pequeno e seleto mundinho, sente forte propensão a se deixar levar pelo canto da sereia dos mares digitais.

Mais cedo ou mais tarde, se pegará gastando horas a fio, dedicando considerável energia a um trabalho agora árduo (que, acredite, se iniciou como algo prazeroso e despretensioso), mesmo sem qualquer garantia palpável de que alcançará sua meta.

O que me leva ao ponto central: Era realmente SUA esta meta?!

Somos bombardeados por informações a cada segundo. Mal conseguimos digerir o que nos é enfiado goela abaixo. Conceitos alheios do que é desejável estão fortemente enraigados em nossas mentes.

E o pior, sequer paramos para questionar se eles correspondem ao que realmente queremos pra nós.

Quando iremos nos dar conta de que o que soa como imprescindível pra um pode ser totalmente descartável pra outro? E que a medida do nosso sucesso não está necessariamente vinculada aos padrões estipulados por meia dúzia de seres supostamente superiores?

2 comentários:

  1. olha só, mais um http://zeabrao.blogspot.com/2011/03/selo-de-qualidade-caderneta-azul.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronny, adorei seu artigo, semana que vem falarei sobre este assunto e gostaria de saber se posso sugerir seu artigo como leitura (com link) no final da minha postagem ;)
    Concordo totalmente com sua opinião, vejo que muitos estão se auto denominando donos da verdade e do caminho das pedras, enquanto outros mais simplórios perdem sua essência nesta busca mal direcionada e exagerada...

    Grande abraço e bom fim de semana ;)
    meu e-mail : samantamodesto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...